Escócia na Idade Moderna, refere-se, pra efeitos nesse artigo, a Escócia, no período compreendido entre a morte de Jaime IV, em 1513, e o fim das rebeliões jacobitas em meados do século XVIII. Este tempo corresponde mais ou menos a mesma Idade Moderna da Europa, que começa com o Renascimento e a Reforma Protestante, e termina com a Ilustração e o começo da Revolução Industrial. Após uma minoria, o reinado de Jaime V, o qual finalizou com a derrota militar, e em outra minoria por Maria, rainha da Escócia, viu a corte se tornar mecenato do Renascimento.
Escócia, variou entre o domínio dos ingleses e franceses, até o Tratado de Edimburgo, em 1560, pelo que ambos os adversários retiraram tuas tropas, deixando o rumo aberto pra reforma religiosa. A Reforma Escocesa foi fortemente influenciada pelo calvinismo que conduziu a uma religião generalizada e a introdução de um sistema presbiteriano de organização e ordem, o qual teria tido vasto impacto na vida escocesa.
- 12:Trinta e cinco | Sobre se desejaria de concentrações intermediárias antes dos jogos
- três Retábulos góticos na Europa centro-ocidental
- Rainha da Alta-Graça – Roxana Castelhanos
- 2018 um
- 21 – Museu da Ocupação
- Sidi Bou Said
Carlos I, filho de Jaime VI, tentou firmar elementos do sistema religioso inglês em seus outros reinos. As relações se deterioraram gradualmente dando lugar à Guerra dos Bispos (1637-40), que acababou em derrota pra Carlos, dando recinto à Guerra dos Três Reinos. Quem foi declarado adulto em 1524, porém no ano seguinte Archibald Douglas, VI conde de Angus, padrasto do jovem rei, tomou a guarda de Tiago, V e mantido como prisioneiro por 3 anos, exercendo o poder em seu nome. Finalmente, Tiago conseguiu escapulir, com a socorro de sua mãe, Maria Tudor, a guarda dos regentes em 1528 para recuperar o controle do reino e tomar vingança dos regentes e tuas famílias.
Continuou com a política de teu pai, de submeter as Terras Altas rebeldes, as ilhas do norte e oeste e as fronteiras problemáticas. Tomou medidas punitivas contra o clã Douglas no norte, executou John Armstrong de Liddesdale e levou a cabo avanços reais (Royal Progress) para acentuar a sua autoridade.
Jaime V aumentou os rendimentos da coroa ao botar pesados impostos pra igreja, obtendo r $ 72.000, em quatro anos, e embarcou em um relevante programa de construção de palácios reais. Evitou continuar com os grandes transformações estruturais e teológicos empreendidos por teu contemporâneo, o rei Henrique VIII de Inglaterra pra igreja.
Jaime V usou a Igreja como referência de emprego para diversos de seus filhos ilegítimos e pra suas válidos, especialmente David Beaton, que tornou-se Arcebispo de St. Andrews e Cardeal. Este ocasionou escaramuças fronteiriças e imensas campanhas inglesas pela Escócia. Os Scots responderam enviando pra França, com cinco anos de idade, a Maria como a noiva do golfinho Francisco, o herdeiro do trono francês.
Sua mãe, Maria de Guise, ficou pela Escócia para zelar pelos interesses de Maria e a França, embora o Conde de Arran, atuava oficialmente como regente. A chegada das tropas francesas ajudou a reforçar a resistência contra os ingleses, que deixaram Haddington em setembro de 1549 e, depois da queda do Protetor Somerset, na Inglaterra, se retiraram da Escócia totalmente. Desde 1554), Maria de Guise assumiu formalmente a regência, mantendo uma localização muito árduo, em parte, por doar tolerância limitada a dissidência protestante e por se cuidar de revelar ressentimento com a presença contínua de tropas francesas.
Quando a protestante Elizabeth I chegou ao trono da Inglaterra, em 1558, o partido inglês e os protestantes se encontraram apoiados pelo exército Inglês pra expulsar os franceses. A chegada das tropas inglesas, e, especificamente, de tuas frotas, em 1560, conduziu ao assédio das forças francesas em Leith, que caíram em julho desse ano.