Curso De Iniciação À Compreensão Musical Para Os Assinantes Do Mundo

Mercè Pons explicar a música como arte, linguagem e ciência (imagem: Cati Cladera). A música é uma das disciplinas mais completas, pelo motivo de ao mesmo tempo é uma arte, uma linguagem e uma ciência. E como toda obediência, a música necessita de alguns conhecimentos básicos pra que se aprecie em toda a tua extensão, sabendo diferenciar os diferentes instrumentos que intervêm numa obra ou os espaços de silêncio, que bem como é a música.

O Mundo/O Dia de Maiorca fornece aos seus assinantes um Curso de iniciação à compreensão musical, que se comemora por esse mês de novembro e é ministrado na compositora Mercè Pons. O curso tem lugar no armário de sabedoria musical Gacomus, que desde há um ano, tem em funcionamento Mercè Pons em Palma. Para ela, a idéia de explicar a música quota desses 3 componentes acima mencionados: “como a linguagem, a música é um meio de comunicação, como a arte tem que ser apreciada emocionalmente e como a ciência, compreendida intelectualmente”, garante.

“O que desejo é poder socorrer os adeptos da música e fãs pra que a entendam a música pra que possa desfrutar ao máximo e de modo inteligente”. Não importa ter ou não ouvido para observar a este curso de iniciação, “trata-se de aprender a entender o que se está a ouvir, não a tocar um aparelho”, diz a cantora.

Nem conhecimentos musicais prévios, somente o vontade de desfrutar do fabuloso mundo sensível que nos fornece. As sessões são às sextas-feiras à tarde e sua dinâmica é muito sensacional. Mercè, que fornece aula de Prática, Harmonia Contrapontística e Análise no Conservatório Superior de Balears, muda de chip neste curso, e se empenha por usar uma linguagem acessível e de simples clareza para os profanos pela matéria.

  • 1 As aves marinhas e a pesca
  • 3 O resgate
  • Digamos que ele teve uma infância movidita, não é assim sendo
  • Sebamendoza (discussão) 11:45 vinte e oito jun 2017 (UTC)
  • quatrorze Sexo em outra cidade
  • Remixes/Mama mia/Chorei/Em algum canto da minha alma/Eu pra ti/a todo o momento, Sempre

a Cada hora, a classe dedica-se a uma composição musical clássica diferente, escolhidas de entre o programa de concertos que oferecerá nessas datas da Orquestra Simfònica de Balears no Auditório de Palma dentro de seus shows da temporada. Deste jeito, os alunos poderão testar os seus conhecimentos ao vivo e em directo.

Um desses shows, em março de 2008, inclui precisamente uma constituição de Mercè Pons, Contradiccions. Enquanto os alunos ouvem a obra, Mercè adentrará primeiro no universo do compositor: a sua vida, como ele se encontrava física e psiquicamente, quando compôs a obra, a época, os costumes e as maneiras, e o que representou pra música.

Depois passa-se à análise da obra em dúvida: os instrumentos que intervêm, pro que se serve de um livro ilustrado; a suporte da obra e, de cada movimento, os temas a ouvir auditivamente. Chaves, todas elas, pra desfrutar com uma audição intelectualmente ativa.

“Distinguir os sons é um exercício mental muito sério que ajuda a não raciocinar em outra coisa. Quando você ouve a música e está pendente de instrumentos que entram não imaginar nas coisas que lhe preocupam. É um dos comentários que me executam os alunos destes cursos. Nas aulas se cria um ambiente muito especial.