A acentuação do idioma espanhol segue padrões, em cota, previsíveis e emprega-se o acento ortográfico ou til pela escrita, quando estas não são cumpridas. Atualmente, a acentuação gráfica a definir a ortografia da língua portuguesa, publicado em 2010 na Real Academia Espanhola e a Associação de Academias da Língua Espanhola. O acento lexical é a superior proeminência com que se pronuncia a sílaba tônica de uma expressão polisílaba cada (de modo isolada) e de uma monosílaba (se está dentro de teu tema). Acusticamente, é uma combinação de intensidade, tom e duração da vogal.
Este tipo de acento é encontrada em todas as palavras polissilábicas e pode ajudar para diferenciar expressões segundo a sílaba em que se encontre (em negrito a sílaba tônica): público (esse postagem), público (perigoso) e publicado (aguda). O acento gráfico ou til não é a toda a hora usado e serve para marcar essa sílaba, em certos casos, que não são regidas pelas regras gerais. As letras maiúsculas estão sujeitas às regras de acentuação gráfica e necessitam receber o acento agudo quando for o caso.
segundo a localização da sílaba tônica (de maior entonação) dentro da palavra, distinguem-se 4 perspectivas de acentuação. O normal é que as palavras do português têm a sílaba tônica pela última ou penúltima sílaba. É aquela frase cuja acentuação fonética recai pela última sílaba.
- Mensagens: 15.803
- Nós devolvido o dinheiro, eu juro por meu pai
- dois Realizações e o encontro 2.Um Controvérsia de caricaturas
- três Câmara Santa
- Que dissolve a família, por
A percentagem de expressões agudas no léxico português é inferior apenas ao das frases graves, que são a maioria. Normalmente são agudas as expressões que terminam em consoante, excepto o-n ou -s, tendo como exemplo, “viver”, “nogueira”, “avestruz” ou “relógio”.
dessa maneira, levam acento ortográfico, as palavras agudas terminadas em vogal ou nas consoantes -n ou -s precedidas de vogal. Exemplos: sofá, caminhão, além disso. Não levam acento agudo as palavras agudas terminadas em mais de uma consoante, como acontece com os robôs. É aquela expressão que a superior força de voz recai na penúltima sílaba.
A maior parte do léxico do português é composto por palavras lisas e essas, na sua maioria, terminam em-n, -s ou vogal, por exemplo o homem, caminha ou sobem. O acento ortográfico conduzem as frases lisos que terminam em uma consoante distinto de -n ou -s precedida de vogal ou em mais de uma consoante seguida.
Exemplos: fraco, lápis, látex, bíceps, fértil. É aquela palavra cuja acentuação fonética recai pela antepenúltima sílaba. Em português, todas as expressões esdrújulas são excepcionais e, dessa forma, a toda a hora levam acento ortográfico no vocal, onde se descobre a acentuação.
Alguns exemplos de frases esdrújulas são: telefone, árvores, esdrújulo. É aquela frase cuja acentuação fonética recai sobre a sílaba anterior à antepenúltima. As expressões sobreesdrújulas, ao similar que as esdrújulas, sempre levam acento ortográfico. Trata-se de formas verbais com pronomes enclíticos: tráiganosla, gíratelo e advérbios como rapidamente ou avidamente, em cujo caso, só serão acentuadas se o adjetivo do qual derivam também se acentua.