A Cara É O Espelho Dos Genes, Mas Como Ocorre Esse Reflexo?

A cara é o espelho da alma, diz um velho ditado. Se alguma coisa é espelho, a cara, é de nossos genes. É uma obviedade, porém nós parecemos aos nossos pais, e nossos filhos se parecem, em consequência a essa herança que se transmite sem atravessar pela Fazenda, nem ao menos pagar impostos, a genética.

É outra obviedade, porém se não somos iguais ao nosso pai ou a nossa mãe, é porque não somos clones, mas que procedemos em 50% do pai e 50% da mãe. E por que por isso não somos semelhantes aos nossos irmãos?

Imagem de Max Pixel / CC. A resposta está em dois mecanismos. O segundo mecanismo complica ainda mais as coisas. Os espermatozóides e os óvulos são células que têm só este 50% do material genético total de quem os produz. Mas na realidade, esse 50% do que tem, tais como, o óvulo de uma mulher, também não é uma cópia idêntica de um 50% de seu genoma, devido a alguma coisa chamado de recombinação genética. Quando se produz o óvulo, como dissemos levará só um cromossoma 5, seja o paterno ou o materno. Imagine que ambos são bolas em um globo de loteria e escolher uma delas ao acaso.

  • Um MHz Rádio Cooperativa
  • 843 que é a indutância
  • Diz ser Megazero Patatero
  • um Projeto urbano
  • 159 Pedreiras de granito pela Suécia
  • Opção de calças

Pois bem, esta comparação não serve, visto que na verdade as duas bolas se trocam partes entre si antes de que uma delas saia pelo pitorro do bombo (desculpe meu desconhecimento da linguagem técnica dos tambores de loteria). Em teu local, nos serve melhor o modelo das cartas: os cromossomos cinco paterno e materno são dois baralhos que se misturam entre si e depois voltam a soltar-se em 2 grupos para escolher só um deles.

Na realidade, a história não acaba neste local, visto que também, existem mutações espontâneas, isto é, transformações que surgem em razão de sim (ou por falhas em máquinas de genes, ou irá você saber por que). E por último, existe ainda a epigenética, que é como um topping nos genes: o sorvete (gene) é o mesmo, contudo é-lhe conseguem ceder em cima microplaquetas de chocolate ou caramelo de amendoim, e o sabor fim muda.

A ração que recebemos de pai ou mãe pode vir imediatamente com os toppings, no entanto bem como criamos os nossos próprios, dependendo dos fatores ambientais a que estamos expostos. Os astronautas gêmeos Mark e Scott Kelly têm servido pra estudos genéticos a respeito da influência das condições do espaço. Com ligação a isto, não se fíen de tudo que leiam ou ouçam. Embora coloquialmente todos, e me incluo, tendemos a expor coisas como “esse não tem o gene da admiração”, o certo é que correlacionar genes a traços é alguma coisa muito complicado.

O único que produzem os genes são proteínas, não simpatia, instinto assassino e nem competência pro badminton. Só em poucos casos foi possível correlacionar diretamente um traço com um gene específico, como circunstância e efeito. Um exemplo, e não sabemos no momento em que vão regressar, é se a linguagem dos ouvidos é seco ou úmido.

Certas doenças genéticas bem como seguem esse padrão é conhecido como herança a respeito de genética. E voltamos ao caso do rosto. Os traços faciais é um bom modelo. Todos nós conhecemos famílias cujos membros, os tiraram do mesmo molde, contudo também casos contrários, em que cada um parece, nunca melhor dito, de seu pai ou de sua mãe.